Como organizar a Tesouraria de uma Igreja

Posted on

Essa é uma questão que gera muitas dúvidas para pastores e tesoureiros: como organizar a tesouraria de uma Igreja. Ter uma estrutura financeira de uma Igreja organizada é fundamental não só para o cumprimento das obrigações perante os órgãos reguladores, mas também para que a Igreja possua uma vida financeira saudável, prevendo custos e se preparando para momentos difíceis de arrecadação dos seus recursos. Este artigo tem como objetivo:

  • Definir como organizar a Tesouraria de uma Igreja
  • As atribuições do Tesoureiro
  • O papel da contabilidade para as Igrejas
  • Disponibilizar uma planilha para Tesouraria de uma Igreja

Como organizar a Tesouraria de uma Igreja

Toda Igreja deve manter os cuidados com sua saúde financeira, o que permite e dá condições de planejar desde pequenos investimentos até grandes expansões, como compra de imóveis e construção do templo. Mas para que isso aconteça de forma sustentável e saudável, é necessário organização. Seguem algumas dicas sobre como organizar a tesouraria de uma Igreja:

Tenha controle sobre as dívidas da Igreja

O primeiro passo para organizar a tesouraria é ter conhecimento de todas as dívidas da Igreja. Com esses números organizados, o tesoureiro terá idéia de quão comprometido está o orçamento da Igreja. Organize as dívidas de acordo com suas datas de pagamento, destinando cada recurso arrecadado para o pagamento mais próximo. Isso elimina o risco de atrasar os pagamentos, eliminando custos de multas ou juros.

Pelo fato de lidar com valores variáveis, pois o valor arrecadado com dízimos e ofertas podem apresentar valores diferentes de um mês para outro, é importante levar em consideração os custos fixos em um período de 6 meses a um ano. Ter isso em mãos irá garantir que a vida financeira da Igreja esteja segura, pois o tesoureiro terá condições de controlar os gastos e se preparar para os próximos meses.

Mantenha os pagamentos em dia

Procure sempre efetuar os pagamentos em dia. Pagamentos feitos com atraso são prejudiciais a imagem da Igreja. Além disso, atrasos em pagamentos podem gerar cortes de serviços e acréscimos de multas e juros. Por isso, procure nunca perder prazos de pagamento, e se possível, efetue pagamentos adiantados, pois como mencionado acima, os valores de arrecadação de uma Igreja são variáveis, o que dificulta prever as arrecadações futuras.

Identifique o uso do dinheiro

Igrejas estão sempre passando por reformas e envolvidas em projetos sociais. Por isso, é fundamental identificar onde exatamente o dinheiro está sendo aplicado. Organize as despesas fixas e esteja preparado para elas, sempre separando os valores necessários para cada despesa. Após isso, faça um detalhamento dos gastos variáveis e defina o valor disponível para cada um deles.

Com todas as despesas fixas e variáveis listadas, fica mais fácil identificar os gastos desnecessários, ou até mesmo promover ações para arrecadar fundos para despesas emergenciais.

 

As atribuições de um Tesoureiro

O tesoureiro desempenha um papel fundamental dentro da administração de uma Igreja, pois é dele a responsabilidade de desempenhar todas as tarefas listadas acima. Dentre as atribuições de um tesoureiro, destacam-se:

  • Controlar as entradas de Dízimos e Ofertas;
  • Escriturar o movimento financeiro mensal;
  • Apresentar relatórios financeiros juntamente com a documentação que comprova as operações;
  • Movimentar, em conjunto com o Presidente, as contas bancárias da Igreja;
  • Realizar pagamentos.

O Papel da Contabilidade para as Igrejas

O escritório de contabilidade possui papel fundamental na administração da Igreja. Possuir a ajuda de um contador capacitado, é garantia de estar bem orientado quanto as questões legais relacionadas a Igreja. Dentre as funções de um contador, se destacam:

  • Orientar sobre a constituição do Estatuto;
  • Registrar Estatuto e Ata;
  • Manter regularizada a parte contábil da Igreja;
  • Manter regularizadas as obrigações assessórias junto aos órgãos pertinentes.

 

Autor: Marcelo Dias, do Contabilidade para Igrejas

 

0 Comments

Leave a comment

Your email address will not be published.