Como estimular a comunhão dos irmãos no meio digital

Posted on

Nos últimos anos vimos que a comunhão entre nos irmãos na fé é mais que necessária. Também entendemos que mesmo distantes fisicamente, ainda podemos nos fazer presentes e fortalecer essas relações, e em consequência nossa fé.

No entanto, o ambiente digital, não nos oferece apenas a proximidade com aquilo que nos aproxima e nos fortalece na fé, mas também, traz distrações que podem ser impeditivos para crescer a nossa comunhão como corpo de Deus. E esse é um dos desejos de Pai para nossa vida, assim como é dito em Salmos, capítulo 133, versículo 1.

Pensando nisso, trouxemos um conteúdo que vai te ajudar a ter estratégias para trabalhar a comunhão entre os irmãos na era digital.

 

Importância da comunhão virtual

A comunhão entre os membros é um dos alicerces que mantém a igreja de pé. É através disso que crescemos na fé, pois temos a oportunidade de ter trocas sobre anseios e medos, bem como, nossas esperanças. Quando temos laços com nossos irmãos da fé, nos encorajamos e temos força para seguir em frente. Além exercitar nosso amor pelo próximo.

Com as mídias digitais e novas tecnologias, muito do que foi criado no passado vem se modificando. E o que podemos observar é que a tecnologia tem seu impacto na igreja, mas a igreja também impacta a tecnologia.

Hoje nossas trocas não se resumem a encontros no templo ou em células auxiliares. Muito pelo contrário, ele pode ser estendida para os ambientes digitais, tornando nossas conversas e reflexões mais amplas.

 

Superando barreiras geográficas entre jovens

Segundo um estudo do instituto Review of Religious Research, feito com jovens entre 18 e 35 anos da América do Norte, cerca de 35% dos jovens consomem algum tipo de conteúdo religioso online. Isso tem se refletido no crescimento de perfis religiosos nas redes sociais, bem como, no aumento da audiência de cultos e sermões online.

Disso, podemos tirar que é possível engajar e conectar jovens e adultos de diferentes realidades para conhecer mais Deus e exercitar a fé. O digital facilita isso ao acabar com as barreiras físicas, nos tornando, teoricamente, mais próximos dos outros. Mas para isso, é preciso um uso consciente e estratégico para que não se seja vencido pelas distrações e enxurrada de informações.

 

Desafios e oportunidades da comunhão no ambiente online

Apesar de ser uma forma inovadora, os meios digitais vêm acompanhados de prós e contras quando pensamos em como nos conectar com as pessoas. Sejam as que vemos no templo ou aquelas mais distantes da gente. Por isso, é importante entendermos quais são os desafios e as oportunidades que temos para trabalharmos estratégias com eficácia.

Veja o que foi identificado dentro dessas classificações:

 

Desafios

  • Distância física: A falta de proximidade física pode dificultar a criação de vínculos emocionais e a expressão de afeto. Além de gerar uma possibilidade de má interpretação nas interações;
  • Interações superficiais: Em ambientes online, é comum as interações ficarem restritas a curtidas, comentários curtos e compartilhamento de conteúdo, o que pode resultar em uma conexão menos significativa;
  • Dificuldade em estabelecer confiança: Sem a convivência frequente, pode ser desafiador estabelecer confiança mútua entre os membros de uma comunidade cristã online;
  • Sobrecarga de informações: O ambiente digital é repleto de informações e distrações constantes, o que pode dificultar a manutenção do foco na comunhão e na construção de relacionamentos autênticos.

 

Oportunidades

  • Alcance global: A comunhão online permite se conectar com irmãos de todo o mundo, transcendo barreiras geográficas e culturais;
  • Compartilhamento de recursos: A comunhão online facilita a partilha de meios de comunicação e conexão, como estudos bíblicos, materiais devocionais e sermões, promovendo o crescimento espiritual coletivo;
  • Conexão constante: Com as plataformas digitais, é possível manter uma comunicação contínua com os irmãos, mesmo em diferentes fusos horários e rotinas;
  • Criatividade na expressão da fé: O ambiente online permite a experimentação de diferentes formas de expressar e vivenciar a fé, por meio de conteúdo multimídia, blogs, podcasts e outras mídias.

Como explorar a tecnologia para gerar mais conexão

Para estimular a comunhão entre os membros do corpo de Cristo no meio digital, é preciso ter estratégias claras e constantes que ajudarão a fortalecer essa conexão. Veja aqui três ideias legais para melhorar essa área da sua igreja:

  • Comunicação digital: Utilize ferramentas de comunicação online, como videochamadas, chats e redes sociais, para se conectar com os irmãos em diferentes localidades. Essas plataformas permitem conversas em tempo real e proporcionam uma sensação de proximidade, mesmo à distância.
  • Grupos de estudo online: Crie grupos de estudo ou grupos de discussão online, nos quais os membros possam compartilhar estudos bíblicos, reflexões e orações. Isso permite que todos participem e contribuam, independentemente da sua localização física.
  • Transmissões ao vivo: Aproveite as transmissões ao vivo de cultos, conferências e eventos religiosos para se sentir conectado com os irmãos. Muitas igrejas e organizações religiosas disponibilizam essas transmissões online, permitindo que você participe mesmo que não esteja presente fisicamente.

 

Essas são algumas das ações possíveis, mas há uma maneira de facilitar ainda mais a comunhão. A plataforma Church, juntamente com o aplicativo Church Digital, podem te ajudar a criar comunicações estratégias que serão essenciais para aproximar os membros da sua comunidade. Conheça todos os benefícios e detalhes!

  • Share

0 Comments

Leave a comment

Your email address will not be published.