Preciso de um contador para abrir uma Igreja?

Posted on

Abrir e manter uma Igreja não é fácil! Nos dias de hoje, grande parte dos pastores de Igrejas Evangélicas, além de se dedicarem ao ministério, possuem emprego secular, o que torna a rotina de um pastor algo muito desgastante.

Pastorear requer tempo e dedicação a diversos assuntos como estrutura da Igreja, dúvidas de membros da igreja, preparação dos cultos e contabilidade!

Isso mesmo! Um pastor deve estar atento as questões contábeis e financeiras da Igreja. Porém, recebemos constantemente em nosso escritório Igrejas com sua situação contábil desorganizada, por conta da falta de tempo e entendimento de seus responsáveis sobre as obrigações legais de uma Igreja.

A origem dos problemas

Igrejas que estão em início de atividades, normalmente passam por dificuldades financeiras, pois possuem poucos membros e, conseqüentemente, uma arrecadação financeira muito pequena.

Por isso, é muito comum que pastores e líderes de ministérios busquem regularizar suas Igrejas por conta própria, sem o auxílio de um profissional especializado, que neste caso é o contador.

Porém, esse é um grande erro, pois uma Igreja deve mencionar toda a sua forma de funcionamento no seu Estatuto Social. Por falta de conhecimento, diversas igrejas buscam modelos prontos de estatuto na internet e os utilizam para registrar sua Igreja. Por conta disso, seu estatuto não traduz o que realmente acontece no dia a dia da igreja.

Problemas na Contabilidade: Multas por ausência de declaração

Outra decisão que costuma gerar muitos problemas é deixar de lado as obrigações contábeis da Igreja. Alguns pastores, por conta de dificuldades financeiras, optam por não contratar um escritório de contabilidade.

Existe outra situação bastante comum: sempre existe aquele irmão, que trabalha em uma empresa no setor de contabilidade, que com boa vontade, se coloca à disposição para ajudar nesta parte.

Porém, esses casos quase sempre trazem problemas. Pois, por mais que o membro tenha ótimas intenções, por conta de suas atividades pessoais e profissionais, provavelmente ele não estará completamente dedicado à cuidar da vida contábil da Igreja. Como consequência disto, toda a vida contábil da Igreja fica desorganizada, gerando multas e divergências nos relatórios financeiros da igreja.

Concluímos que: Sua Igreja precisa de um Contador!

Por ser um processo burocrático, é muito importante se contar com a ajuda de um contador ou de um escritório de contabilidade para cuidar dos aspectos legais da sua Igreja. Diferentemente do que muitos pensam ser responsável jurídico por uma Igreja Evangélica é algo muito sério.

 

Autor: Marcelo Dias, do Contabilidade para Igrejas 

0 Comments

Leave a comment

Your email address will not be published.