Como fazer a Ata de uma Igreja

Posted on

A ata é um dos itens mais importantes da parte administrativa de uma Igreja Evangélica, pois ela é responsável por reportar os assuntos mais importantes que envolvem uma igreja, como a fundação e a eleição dos membros da diretoria. Em geral, a ata é o documento para registrar as decisões tomadas em reuniões ou assembléias da igreja.

Fazer uma ata requer atenção, pois nenhum detalhe pode passar despercebido. Por isso, uma ata deve seguir algumas regras, contendo informações imprescindíveis.

Como fazer a Ata de uma Igreja: Informações necessárias

  • Data, local, horário:É necessário citar a local, data e horário de inicio e fim da reunião;
  • Pessoas presentes:Informações sobre a quantidade de membros presentes. Estas informações de estar de acordo com as exigências do estatuto. Não havendo quórum, a reunião não poderá ser realizada, mas a ata deverá ser lavrada para que o fato fique registrado;
  • Pauta da Assembléia:Aqui serão apresentados os temas que serão discutidos. Esta parte do texto corresponde ao registro das discussões e decisões ocorridas durante uma reunião, que devem ser narrados em ordem cronológica e também registrados os quesitos, a forma de votação e o resultado;
  • Responsabilidade:Aqui será informado quem são os responsáveis pela reunião (Presidente e Secretário da Reunião);
  • Aprovação:Os assuntos tratados devem ter a aprovação da maioria, de acordo com o estatuto.

A forma de escrita deve ser clara, objetiva e de fácil entendimento. Uma ata precisa ter todas essas informações para que esteja de acordo com a lei e para ser registrada em cartório.

Como fazer a Ata de uma Igreja: formato

Hoje, existem dois formatos de ata: digitado ou em Livro Ata. A ata digitada em computador tem como grande vantagem a correção de eventuais erros, além de apresentar um aspecto mais organizado.

Já o livro ata possui algumas recomendações que devem ser seguidas, por ser um documento de valor jurídico. Por essa razão, deve ser lavrada de tal maneira que suas informações não possam ser modificadas posteriormente. Em caso de erros, a ata não pode ser rasurada. Também não pode ser utilizado corretivo. Neste caso, deve se utilizar a seguinte expressão: “Rua José da Silva, digo, Rua José da Silveira”.

Outro cuidado que se deve tomar com o livro ata está relacionado a posição do texto. Uma ata deve ser iniciada sempre, na primeira linha de uma folha numerada, ou seja, sempre do lado direito. Se sobrarem linhas, devem ser inutilizados com 02 traços diagonais paralelos, da direita para a esquerda, ou da esquerda para a direita. Não se deve iniciar a ata no meio da folha.

Por ser um documento com valor jurídico, é de extrema importância contar com a ajuda de um escritório de contabilidade para a elaboração das atas da Igreja.

 

Autor: Marcelo Dias, do Contabilidade para Igrejas

0 Comments

Leave a comment

Your email address will not be published.