DICAS IMPORTANTES PARA QUE A SUA IGREJA TENHA MAIS VISITANTES!

Posted on

A partir de agora, abordaremos 7 passos para tornar a atração de visitantes possível. Aliás, sem os visitantes, não há crescimento da igreja, considerando que são justamente eles o fruto do trabalho do corpo de Cristo como um todo.

Redobre sua atenção e vamos ao primeiro passo. Boa leitura!

 

  1. Desenvolva a preocupação de sua Igreja

 

É no primeiro contato dos visitantes com a igreja, que a sua congregação terá a oportunidade de mostrar quem ela é, da forma mais amigável e gentil possível. Nesse sentido, temos uma pergunta para você: a sua igreja é boa em receber novas pessoas? Ou ainda, sua igreja se preocupa com isso?

Este questionamento é, na verdade, uma reflexão. Se a sua igreja não está atraindo novas pessoas, é bem provável que ela não seja boa em recepcionar. Porém, felizmente, como qualquer habilidade, a hospitalidade também pode ser aprendida e incentivada.

Para isso, uma boa dica é que você comece pregando uma série de mensagens sobre recepção, acolhimento, atenção e gentileza (ou talvez organize uma reunião da liderança para tratar desse assunto em específico). Isso é extremamente importante.

Aliás, a maioria de nós sabe praticar a hospitalidade quando se trata de convidar pessoas para irem às nossas casas, não é? Geralmente, prezamos por uma casa limpa e cheirosa, preparamos lanches, ficamos atentos ao conforto dos nossos convidados e focamos toda a nossa atenção nos visitantes, fazendo todo o possível para que se sintam em sua própria casa.

Da mesma forma, a hospitalidade da igreja deve ser baseada no zelo e no carinho, como se fosse em nossa própria casa, o que na realidade, é.

Isso é necessário porque, quando um visitante vai à igreja pela primeira vez, ele leva poucos minutos para decidir se retornará ou não. Afinal, ninguém gosta de permanecer em um lugar em que não se sente à vontade.

 

  1. Construa um site excelente para a sua Igreja

 

O segundo passo para atrair visitantes é fazer com que sua igreja apareça.

Por isso, se a sua igreja não tem um site – ou tem, mas ele já está antiquado demais – você está perdendo oportunidades valiosas para possíveis visitantes.

Contar com um site próprio para a sua igreja permite que você o utilize como um espaço para centralizar todas as informações sobre a sua congregação e deixe um convite aberto aos possíveis membros e àqueles que buscam orientação espiritual.

Além disso, e considerando que na maioria das vezes as pessoas que procuram por uma igreja para congregar, geralmente o fazem de forma on-line, um site pode facilitar a promoção da sua igreja. Assim, com os mecanismos de busca, as pessoas de sua vizinhança ou comunidade local poderão encontrar sua igreja pela internet.

 

  1. Construa uma forte presença nas mídias sociais

 

Plataformas de mídia social como o Facebook e Instagram, são ferramentas poderosas que permitem que você se conecte com as pessoas de uma maneira significativa.

Nesse cenário, a sua igreja pode utilizar essas plataformas para criar conteúdos inspiradores, publicar atualizações, ações sociais, eventos e até mesmo distribuir as transmissões ao vivo de cultos e celebrações.

Além disso, com a sua igreja presente nas mídias sociais, as pessoas podem compartilhar suas postagens em suas próprias redes, ampliando o impacto de seu ministério.

Mas cuidado: é um erro utilizar as redes sociais de maneira instintiva. Para construir uma forte presença na mídia social, a igreja deve criar um planejamento estratégico de comunicação e que seja alinhado à identidade, cultura e propósito da organização.

 

  1. Mostre às pessoas a direção certa

 

A maioria das igrejas preza por possuir uma sinalização bem clara do lado de fora da igreja – com placas, luzes e outdoors – mas geralmente se esquecem de inserir meios de indicação do lado de dentro do prédio.

E por que isso é importante? Pense comigo: como os seus visitantes saberão se orientar dentro do prédio da sua igreja quando precisarem ir ao banheiro, quiserem beber água ou levar os filhos para o departamento infantil, por exemplo?

Para facilitar a vida dos recém-chegados e fazer com que eles fiquem mais à vontade, viabilize meios para que seus visitantes não tenham que vagar nervosamente pelo prédio tentando encontrar o próprio caminho.

Em suma, faça os visitantes da igreja se sentirem bem-vindos, tendo sinais claros – que podem ser placas e afins – para as seguintes áreas como:

Estacionamento;

Banheiros;

Ministérios ou departamentos; e

Lanchonete ou café.

 

  1. Monte uma equipe de acolhimento

 

O quinto passo para atrair visitantes para a sua igreja é, como você já sabe, contar com uma equipe específica de acolhimento, recepção e integração.

A hospitalidade e o processo da jornada dos visitantes são muito importantes no momento de transformar visitantes em membros da sua igreja. Por isso, é preciso que haja um empenho real para fazer isso acontecer. Veja algumas das nossas dicas:

 

  • Insira nas portas pessoas disponíveis para cumprimentar e ajudar os visitantes com todas as dúvidas que eles possam ter;

 

  • Por consequência, é primordial a criação de um comitê ou mesmo um departamento/ministério, para receber os visitantes e novos convertidos;

 

  • Monte e treine uma equipe que ficará responsável pela recepção e acolhimento dos visitantes. Esse time deve ser posicionado em lugares estratégicos, como no estacionamento e porta da igreja;

 

  • Você também pode colocar uma central de informações em algum lugar próximo às entradas da igreja. A equipe de acolhimento deve ficar responsável, tanto nas celebrações presenciais quanto nas digitais, por colher dados dos visitantes e entrar em contato com eles, em até 24 horas, para dar as boas-vindas, orar por eles e conduzi-los durante esse período de conhecimento e adaptação.

 

  1. Desenvolva um plano de acompanhamento

 

O plano de acompanhamento, é a montagem de estratégias bem definidas de acompanhamento de visitantes e posterior conexão deles aos ministérios da igreja. Assim, a igreja conseguirá construir uma experiência rica e marcante.

Além disso, o acompanhamento é uma ótima forma para reconhecer o que as pessoas precisam e quando precisam, fornecendo a você e à liderança da sua igreja as ferramentas e os insights necessários para criar laços com elas. Assim, os visitantes se sentirão bem-vindos por sua equipe e receberão o cuidado adequado.

 

  1. Aplicativo da igreja

 

Hoje em dia é primordial estar presente no dia a dia de todos os membros e visitantes da sua igreja, e não a nada melhor do que ter um aplicativo instalado no celular de cada um. Atualmente a vida de todos gira em torno de um celular, seja por conta de aplicativos de mensagens, bancos digitais, mercados digitais, identidade digitais, entre outros infinitos aplicativos que se tornaram essenciais no cotidiano de todos.

Caso sua igreja ainda não conheça ou não tenha acesso a nenhum aplicativo que lhe atenda, conheça o aplicativo CHURCH Digital, que além de incontáveis funções administrativas com sua total integração ao sistema de gestão CHURCH, ainda conta com uma série de ferramentas que deixarão seus membros e visitantes ainda mais acolhidos, tais como: localização da igreja e congregações, pedidos de oração online, mural digital de fotos e vídeos, agenda de eventos e programações, contato direto com o pastor e secretaria, pedidos de ajuda, e muito mais. Com ele ainda é possível que um visitante aceite a Jesus e ter um acompanhamento imediato do seu pastor e equipe de evangelismo.

Enfim, saiba que a preocupação em atrair e fazer com que os visitantes se sintam à vontade, é uma das funções primordiais da igreja, e isso é apenas o primeiro passo para que o evangelho seja passado e que mais pessoas venham conhecer a verdade!

  • Share

0 Comments

Leave a comment

Your email address will not be published.