Entenda a importância da contabilidade para Igrejas

Posted on

É sabido que, no Brasil, as igrejas, bem como os demais templos religiosos, possuem imunidade tributária, prevista no art. 150 da Constituição Federal de 88. Isto é, não cabe incidência de impostos, taxas ou contribuições sobre as receitas e atividades dessas instituições.

Contudo, tendo em vista esse benefício fiscal e a ausência de informações suficientes, muitos pastores, tesoureiros e até alguns profissionais de contabilidade consideram não haver necessidade de um serviço contábil para as igrejas, o que é um erro. Afinal assim como pessoas as empresas e Igrejas precisam de organização. Igrejas pagam aluguel, água, luz, entre outras coisas.

 

Documentos e declarações que as igrejas precisam manter em dia

Apesar de não haver a obrigação principal – de pagar tributos, há diversas obrigações acessórias, que só vêm aumentando com o desenvolvimento da fiscalização. Entre essas estão:

  • DCTF– Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais
  • DIRF– Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte
  • ECF– Escrituração Contábil Fiscal
  • EFD– Escrituração Fiscal Digital
  • ECD– Escrituração Contábil Digital

 

O descumprimento ou atraso em qualquer dessas obrigações, pode representar grandes prejuízos, visto que suas multas são, significativamente, altas, com valor mínimo de R$ 500,00 por mês.

Além das obrigações fiscais, caso a igreja possua funcionários, deve observar as legislações trabalhistas como qualquer outra pessoa jurídica, arcando com toda burocracia e encargos sociais. O SEFIP, a RAIS e o Recolhimento do FGTS são algumas das responsabilidades dos empregadores.

 

Pagamento e salário de ministros

No caso do pastor ou ministro, os pagamentos mensais devem ser realizados através do RPA – Recibo de Pagamento Autônomo, que apesar de não haver vínculo empregatício, deve ser descontada a Contribuição Previdenciária, a ser recolhida posteriormente.

A contratação de um serviço contábil profissional é imprescindível no zelo pelo patrimônio e preservação da regularidade das igrejas.

Fique atento e regularize suas pendências!!

  • Share

0 Comments

Leave a comment

Your email address will not be published.