O que é preciso saber para instituir uma Agenda Anual na Igreja?

Posted on

Todos os anos as igrejas planejam suas atividades, mas algumas apenas decidem encher suas agendas com compromissos sem levar em consideração alguns fatores.

Então, é interessante pensar em questões como a quantidade de eventos, por exemplo, a fim de saber se a igreja está com atividades demais ou não.

É sobre isso o que vamos tratar no artigo de hoje!

 

Por que ter uma Agenda Anual?

 

Uma agenda anual facilita a assiduidade da membresia, pois, os membros poderão planejar suas viagens e compromissos seculares tendo por base sempre a programação estabelecida na igreja.

 

Quem precisa participar da Reunião sobre a Agenda da Igreja?

 

Sobre participar de reuniões, fica a critérios de cada igreja deliberar sobre o assunto de acordo com sua forma de governo eclesiástico.

Todavia, é interessante uma reunião com toda a liderança da igreja, seja presbíteros, diáconos, professores de EBD e até líderes de célula.

Por mais que nem todos possam ter direito ao voto e definir o calendário, é importante ouvi-los. Uma vez que estejam em contato com a membresia frequentemente, poderão ajudar na elaboração de uma agenda adequada para todos.

Isso está de acordo com o próximo tópico.

 

Entenda as Necessidades da Membresia

 

A igreja não existe para agradar membro, mas é importante ouvir cada um deles com amor fraternal, afinal de contas, as atividades visam a participação de todos.

Ouvir a membresia fará com que a escolha das datas seja assertiva, assim como possibilitará que eventos conversem mais diretamente com os problemas cotidianos vivido pelos irmãos da comunidade.

Por exemplo, uma igreja com muitos universitários sendo atacados por visões seculares, poderá ter eventos que abordem questões para o fortalecimento da fé e a permanência na caminhada.

 

Restrinja o Poder de Voto

 

Quanto a escolha das datas, será impossível optar por dias que sejam bons para todos os membros, sempre haverá alguém que viajará, outro com aniversário marcado e por aí vai.

Portanto, junto com a liderança, defina uma secretaria ou alguma comissão especial para tratar deste assunto. Apenas essas pessoas terão poder de voto.

Caso contrário, a realização de uma simples agenda poderá gerar confusões intermináveis.

 

Como comunicar a Agenda realizada para a Igreja

 

Não adianta realizar uma agenda e esquecer de comunicar para os irmãos.

Por isso, divulgue nos canais da igreja toda a agenda anual e relembre sempre que possível as atividades da semana, mês e semestre para não haver desculpas para a falta de comparecimento por parte de alguns.

 

Seja auxiliado pela Tecnologia

 

Não é necessário que todo o processo seja feito manualmente, pelo menos não com o Church Software, pioneira em softwares de gerenciamento de igrejas. Uma plataforma para ajudar em todas as atividades da igreja. Saiba mais clicando aqui.

  • Share

0 Comments

Leave a comment

Your email address will not be published.