Das Tábuas de Pedra de Moisés à Internet de hoje.

Posted on

Deus fez o ser humano extremamente inteligente, sua evolução tecnológica é notável. Se pensarmos em que tudo começou com rabiscos nas paredes de cavernas, temos que admitir a considerável evolução através dos séculos de como as pessoas se comunicam entre si. Desde as Pedras de Moisés no Monte Sinai, seguidas dos pergaminhos, papiros, papel e imprensa, telégrafo, telefone, rádio, TV, celular, internet, smartphone, Orkut, Facebook, WhatsApp, Instagram, etc., sem deixar de mencionar os sinais de fumaça e tambores indígenas, o progresso é admirável. Deus não é limitado, já usou até animais irracionais para se comunicar com pessoas, Ele usa e usará qualquer veículo para se comunicar conosco.

Entretanto ainda há daqueles que veem a evolução tecnológica dentro das igrejas como uma ameaça às práticas costumes considerados sagrados. Vale lembrar preconceitos nos cultos de outrora contra violão, pandeiro, guitarra elétrica, bateria, etc. (Quem é mais “antigo” vai se lembrar das polêmicas). Talvez porque aqueles instrumentos estivessem ligados aos artistas populares da época. O tempo passou, as novas gerações assumiram lideranças e hoje esses instrumentos são parte obrigatória nas celebrações.
O que dizer então dos celulares? O primeiro foi criado em 1973 e pesava 1kg, o qual nem se compara aos smartphones atuais. Este instrumento também aproximou pessoas e seu uso associado à internet provocou uma verdadeira revolução nas relações humanas, quer sejam comerciais ou pessoais.

Será que a igreja enfrenta mudanças? Assim como as carruagens foram substituídas por veículos automotores nas cidades, e ninguém se utiliza de tábuas de pedra ou pergaminhos para ler as Escrituras em público, atualmente existem igrejas que liberaram o celular durante o culto devido à praticidade de se ter o texto sagrado em mãos pelas novas gerações. Alguns líderes ainda resistem bravamente, devido ao mal uso nos templos; todavia, se continuar assim, provavelmente o uso do papel será substituído pelos dispositivos eletrônicos em poucos anos, à semelhança do que já ocorre com processos judiciais nos tribunais brasileiros.

 

Usar Tecnologia na Igreja, certo ou errado?

Algumas perguntas podem gerar preocupação: Essa evolução é boa ou má? Essa tecnologia não estará a serviço do Anticristo? A Igreja não está sendo invadida pelas forças inimigas? Qual será o futuro das igrejas? O culto online substituirá o culto presencial? Atendimento via videoconferência tem validade? Será que o Espírito Santo aprova uma oração ou mensagem via Whatsapp ou Telegram?
Ora, graças à persistência de Johannes Gutemberg com a invenção da imprensa, não dependemos dos raros e trabalhosos pergaminhos e papiros antigos. Assim como a página impressa mudou o mundo daquela época, do mesmo modo os meios digitais transformam as relações na vida moderna. (Quem é que nunca voltou para buscar o celular casa esquecido em casa?)

Deus fez o homem inteligente e sua evolução já estava prevista, o próprio Jesus disse que a ciência se multiplicaria. O problema não está na tecnologia ou ciência, mas sim no uso benéfico ou maléfico das mesmas. À semelhança do dinheiro, já dizia o apóstolo Paulo que o mal não está no fato de possuí-lo ou não, mas sim do amor a ele dedicado. Tiago abordou outro uso indevido ao tratar sobre a língua, a qual pode ser bênção ou maldição; e nem por isso mandou os cristãos primitivos arrancarem suas línguas. Como disse o Rei Salomão: “Eis o que tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias.” (Eclesiastes 7:29)

Talvez alguém denuncie o fato de alguns se aproveitarem desses recursos para ludibriar inocentes desavisados, manipulando artifícios de má fé. Não há como negar, obreiros fraudulentos existem desde o surgimento da igreja nos tempos apostólicos. É importante relembrar que “a obra de cada um se manifestará; na verdade, o Dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.” (1 Cor 3:13).

Deus é soberano, Ele está conduzindo a história da raça humana para um fim glorioso, já tem dia e hora marcados para o próximo grande evento que será a 2ª Vinda de Cristo. O que estamos fazendo para apressar a volta do nosso Senhor? O Senhor da parábola dos Talentos não aceitou as desculpas do servo inútil que nada fez.

Até poucos anos atrás inúmeras igrejas ignoravam as mídias sociais para se comunicar, entretanto, com o surgimento da Pandemia e o isolamento social, a maioria maciça foi obrigada a lançar mão desses canais para não correr o risco de fechar as portas e perder todo contato com seus membros.

O tempo urge, não há tempo para oscilações perigosas. Deus usa pessoas para transmitir suas instruções a pessoas, não podemos ignorar qualquer instrumento que nos auxilie a cumprir nossa missão. Existe um ditado entre os empreendedores modernos – “Quem quer, procura um jeito. Quem não quer, dá desculpas.”

Cabe a cada um de nós seguir o exemplo paulino: “Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os meios, salvar alguns.” (1 Coríntios 9:22-23)

Utilize o Sistema CHURCH SOFTWARE e todas as ferramentas disponíveis, pois foram criadas para facilitar o dia a dia da sua igreja.

Dr. Assis Silva

0 Comments

Leave a comment

Your email address will not be published.