Membresia da igreja [Guia prático]

Posted on


Guia prático de motivação para membresia das igrejas

O propósito da membresia é que os cristãos convivam e ajudem uns aos outros a expressar a vida de Cristo; e que desta maneira demonstrem o amor e a unidade que devem caracterizar o povo de Deus.

Uma igreja é formada por pessoas com o mesmo propósito, crentes no mesmo Cristo e que tem um único objetivo de viver uma vida cristã, obedecendo os preceitos e doutrinas da igreja.

Nessa manifestação básica da vida do corpo, os membros mantêm comunhão por meio da mutualidade e exercem os dons que receberam para servir uns aos outros (1Pe 4.10).

Uma das maneiras de nos edificarmos é por meio da prática dos dons espirituais. Eles tornam-se vitais e práticos quando são despertados, reconhecidos e utilizados dentro da vida de uma comunidade cristã viva (Ef 4.15-16).

Sem a dedicação de uns aos outros e o emprego dos dons não existiria a igreja. Com muita frequência, infelizmente, é o que ocorre. Cabe a nós criar comunidades de fé em que as pessoas possam compartilhar a vida profundamente umas com as outras.

Principais características da membresia

Longe de autorizar a ideia de se criar discípulos isolados, sozinhos, assim diz o Senhor Jesus: “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros” (Jo 13.34-35).

  1. Os membros valorizam relacionamentos
  2. a) Amam uns aos outros (Jo 13.34-35; 1Pe 4.8)
  3. b) Sujeitam-se uns aos outros (Ef 5.21)
  4. c) Suportam uns aos outros (Cl 3.13)
  5. d) Confessam mutuamente seus pecados uns aos outros (Tg 5.16)
  6. Os membros contribuem para o desenvolvimento
  7. a) Edificam uns aos outros (Rm 14.19)
  8. b) Instruem uns aos outros (Cl 3.16)
  9. c) Aconselham uns aos outros (Cl 3.16)
  10. d) Compartilham salmos, hinos e cânticos espirituais (Ef 5.19)
  11. Os membros ajudam uns aos outros
  12. a) Servem uns aos outros (1Pe 4.10)
  13. b) Levam os fardos uns dos outros (Gl 6.2)
  14. c) São mutuamente hospitaleiros (1Pe 4.9)
  15. d) São bondosos uns para com os outros (Cl 3.12)
  16. e) Oram uns pelos outros (Tg 5.16)

Como vimos, o alvo de todo cristão é ter uma vida em comunidade. A cada dia, um número maior de crentes está descobrindo que não pode ser cristão sozinho. Os cristãos não têm forças para viver à altura de sua sublime vocação para o Reino, exceto quando compartilham juntos a vida na comunidade.

Passos para que a sua igreja seja motivada

  1. Primeiro, ensine a respeito.

O caminho mais eficaz para indispor uma congregação é começar a mudar a cultura da igreja sem apresentar um fundamento bíblico para a mudança. Paulo exortou Timóteo a ministrar “com toda a longanimidade e doutrina” (2 Timóteo 4.2). Se a sua igreja viveu por anos sem uma membresia bíblica, então pode levar anos para se ver uma mudança bíblica verdadeira.

  1. Pregue expositivamente.

À medida que as pessoas crescem espiritualmente ao ouvirem a Palavra pregada a cada semana, elas se tornarão mais receptivas a argumentos bíblicos acerca do governo eclesiástico e, de fato, acerca de todas as áreas da vida. “O Espírito dá vida” (João 6.63, NVI) e ele usa a Palavra para fazê-lo.

  1. Eleve o nível do que significa ser um cristão.

Enfatize nas pregações a santidade de Deus, juntamente com a correspondente exigência de que o povo de Deus reflita o seu caráter (p. ex., 1 Pedro 1.16).

Por meio de pregação expositiva, aponte para a disciplina eclesiástica no Novo Testamento (Gálatas 6.1-2; 2 Tessalonicenses 3.6-15; 1 Timóteo 5.19-20; Tito 3.10-11; Judas 22-23, entre outros textos). No devido tempo, as pessoas podem se perguntar por que elas não têm visto a disciplina praticada em sua igreja. A disciplina eclesiástica é a evidência bíblica mais clara em favor da membresia de igreja (por exemplo, Mateus 18.15-20; 1 Coríntios 5; também 2 Coríntios 2.6).

Uma igreja é um grupo identificável de crentes que estão conscientemente comprometidos uns com os outros. As suas vidas não são perfeitas, mas pela graça de Deus eles são, de um modo substancial e observável, diferentes do mundo à sua volta. À medida que você sublinhe o significado de ser a “nação santa” de Deus (1 Pedro 2.9), a membresia começará a fazer mais sentido.

  1. Faça aplicações corporativas em seus sermões.

Não aplique a Escritura apenas a crentes individuais. Peça às pessoas que considerem o que uma passagem diz à igreja como um todo. Com o passar do tempo, isso as direcionará para uma responsabilidade comunitária e pactual de uns para com os outros.

  1. Seja você mesmo um modelo robusto de vida comunitária.

Faça de sua vida um microcosmo da forte comunidade corporativa que você deseja ver em sua igreja. Seja hospitaleiro. Almoce com homens que estejam respondendo ao seu ministério. Comece a construir uma comunidade nuclear que reconheça o valor de prestar contas e ter comunhão. Comece pequeno, seja paciente em suas interações com outros e ore por elas.

  1. Preocupe-se com a vida dos membros.

Todas as pessoas precisam de atenção e se sentirem importantes, seja em família, empresa, escola ou qualquer reunião de pessoas, mas principalmente em se tratando de uma igreja, onde as pessoas se apresentam muito mais fragilizadas, sedentas por uma palavra de apoio, carinho e atenção. O simples fato de uma igreja que se preocupa com seus membros, o torna um lugar muito mais acolhedor, onde todos sabem que são valorizados.

  1. Comunicação  

Os tempos atuais proporcionam uma maior velocidade em todas as comunicações da vida moderna. Em todas as áreas da nossa vida podemos perceber claramente que as informações chegam rapidamente do emissor ao receptor. Quanto mais a tecnologia proporcionar facilidade e velocidade nesse processo de comunicação, mais criteriosos seremos quando deixarem claro que “ESQUECERAM DE MIM”.

A desculpa de falta de tempo, dinheiro, meios, etc., fica cada vez mais inapropriada, pois temos opções infindáveis para suprir todas essas carências citadas, então, já é inadmissível que uma igreja esqueça de comunicar absolutamente TODA A IGREJA a respeito de tudo, pois tem em mãos todas as ferramentas para que esta ação seja realizada com excelência.

Hoje em dia uma igreja que não conta com redes sociais, site, e-mail, whatsapp, etc., pode-se considerar uma igreja totalmente fora da realidade. Com o mínimo ferramentas para comunicação, já é possível chegar a todos da sua comunidade e não esquecer de comunicar sobre um culto, um evento, um louvorzão, uma evangelização e até mesmo eventos mais pessoais tais como a data de aniversário de cada um de seus membros, enviando um e-mail, uma mensagem, um cartão, ou seja lá que for. Com isso, é impossível não ter uma igreja motivada que caminhem juntos em um mesmo propósito.

O PAPEL DO PASTOR E DA SUA LIDERANÇA

Tanto o pastor como toda a sua liderança têm um papel fundamental dentro de uma igreja, que é o de conduzir todos os seus membros na direção que todos aceitaram, confiaram e que os fez seguir os preceitos e doutrinas da sua igreja.

O teor principal sempre será o de trabalhar com vidas, com pessoas, com os membros da sua comunidade, mas isso seria impossível com uma igreja toda desorganizadas administrativamente falando. Sugerimos sempre a todos que busquem uma solução tecnológica que auxilie no melhor pastoreio de suas ovelhas, que supram as necessidades administrativas, fornecendo organização e controle, a ponto de que o tempo para gasto na administração seja irrisório, diante do tempo que terão para cuidar de vidas. Mas este é um tema para futuras matérias. Acompanhe-nos!

UM PRESENTE PRA VOCÊ

Queremos agora te oferece um presente super especial, que irá auxiliar em muito o seu ministério, no trabalho com toda a sua membresia. Fornecendo um apoio essencial na administração dos membros da sua comunidade, além de conter ferramentas que possibilitam a comunicação junto a vizinhança, membros e não convertidos.

  • Share

0 Comments

Leave a comment

Your email address will not be published.