Sou Tesoureiro da Igreja, e agora?

Posted on

Disse-lhe o seu Senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor” (Mateus 25.23).

Virou Tesoureiro e está um pouco perdido?! Não tem problema, vamos esclarecer algumas coisas em relação a isso.

Estou certo de que ao você ter sito eleito Tesoureiro algumas perguntas ocuparam sua mente, especialmente você que pela primeira vez exerce está função, Por certo, o temor até rondou os seus pensamentos, isto porque nem sempre se sabe por onde começar. São colocados na sua frente papéis, talões de cheque, livros e obrigações a pagar, ai então começa o desespero para alguns: por onde iniciar? E até digo, mesmo aqueles que já exerceram ou estão exercendo esta função também são tomados de certa expectativa, dependendo do momento em que a Igreja está vivendo, porque a Igreja poderá estar entrando numa nova fase do seu planejamento, talvez uma construção, um novo pastor, enfim uma nova liderança, nunca se sabe. Tudo isto gera temor, mas, quero lhe dizer, pare afora, e em primeiro lugar assimile sua função. Por um momento não pense nos papéis que estão diante de você, e sim pense nas suas atribuições.

Entenda quem é o Tesoureiro na Diretoria da Igreja.

Comece por procurar o seu lugar na estrutura que agora você integra, sobre você recaem neste momento responsabilidades inerentes ao cargo recebido, aliás, sua eleição é o resultado de sua integração na vida da Igreja, procure enxergar-se neste contexto. Tantos poderiam estar vivendo o que você vive agora, porém Deus lhe deu o privilégio de trabalhar para lidar diretamente com os recursos desta instituição que tem suas relações com a sociedade, mas que antes disso é divina. Exige cuidado redobrado, lembre-se disto, nesta relação o Senhor está presente, esperando fidelidade. Aqui vale definir o que é Tesoureiro: “é o guarda de tesouro ou cofre de uma associação, aquele que tem a seu cargo as operações de uma empresa, banco ou estado etc”.

Como se vê você tem o compromisso de cuidar dos tesouros da Igreja do Senhor, que tremendo privilégio e que grandes responsabilidades a função oferece a você.

Respondendo sobre a sua presença na diretoria como Tesoureiro, começarei definindo em primeiro lugar quem é uma Diretoria. Conforme determinam as leis civis do nosso país, toda pessoa jurídica com fins não econômicos, e aqui no nosso caso toda Igreja, ao constituir-se deve indicar no seu estatuto “o modo de constituição e funcionamento dos órgãos deliberativos e administrativos”, atendendo ao art, 54, inciso V, do Código Civil Brasileiro. Para cumprir a exigência legal, temos então a presença de um corpo diretivo que leva a efeito todas as decisões tomadas em assembleias. Este tem a função de exercer o comando, a administração de instituição, portanto, é nesse grupo de administradores que você se encontra para exercer responsabilidades e atribuições definidas e compartilhadas com os demais membros deste órgão de administração chamada diretoria.

Saiba quais são as atribuições de um Tesoureiro e como organizar a tesouraria de uma Igreja.

Livro: Manual do Terceiro Setor e Instituições Religiosas  (2ª Edição) – Aristeu de Oliveira – Valdo Romão.

  • Share

0 Comments

Leave a comment

Your email address will not be published.