Ter uma boa administração é bíblico!

Posted on

Em Êxodo capítulo 18, verso 13, encontramos uma história interessante que renderia uma excelente matéria em cursos de faculdade.

Moisés estava sufocado com a rotina cansativa e estressante de atender aquela grande multidão. Um a um, por um dia inteiro. Dia após dia. Era necessário a “escutatória” porque de fato existiam problemas. E digamos que problemas é uma palavrinha que se encaixa perfeitamente onde existe no mínimo duas pessoas, quem dirá com aquela grande multidão! Por outro lado, existia também a necessidade de transmitir ao povo a vontade de Deus para eles, e a pessoa responsável para tal, era o próprio: Moisés.

Rodeado de pessoas, Moisés estivera por um dia inteiro ouvindo os seus lamentos. E com a intenção de alinhá-los ao divino, repetia as orientações de Deus. Quando o seu sogro presenciou aquela cena, preocupado, aconselhou que ele dividisse o povo por grupos e colocasse homens capazes, tementes, dignos de confiança e fiéis para administrá-los para que fizesse sentido a operação do trabalho. E assim o fez.

Ao ler a história completa percebemos o agir de Deus na situação. Guiado pelo Espírito Santo, Jetro tirou um peso dos ombros de Moisés, que certamente não aguentaria por muito tempo viver aquela situação!

De igual forma podemos contar com o auxílio de Deus para tocarmos a sua obra. Não é nada interessante viver com esta síndrome de “Eu faço melhor”, “Só eu consigo fazer bem feito”, “Deus me chamou, então eu dou conta”. Afinal, Deus chamou, Deus capacita, mas somos humanos, portanto, falhos. Precisamos de ajuda para administrar e precisamos de direcionamento para que seja uma administração eficaz!

Administrar é um dom, conforme está escrito em 1Co 12:28, e algumas pessoas assim como Jetro por exemplo, parecem nascer com ele e aptas para o serviço. Outras precisarão buscar em Deus esta habilidade.

A aplicação para esta palavra “administração” escrita por Paulo vem do grego kubernesis, e é usada para se referir ao responsável por guiar uma embarcação através de um molinete. E é desta forma que Deus vai direcionando a sua obra, através de pessoas que se dispõe a estar no barco.

Naquela situação, Moisés não podia contar com uma bela planilha de Excel, ou um curso, cujo tema seria: “Aprenda em 1 hora a administrar obra de Deus e ganhe o seu certificado”. Mas ele era submisso a voz do Espírito e conseguiu discerni-la nos conselhos de Jetro e isso é outra característica fantástica de alguém que é chamado por Deus: Se é Deus quem guia as decisões deste líder, ele ouve, ele aprende, ele entende a sua limitação e está sempre aberto para implementar novas possibilidades que irão facilitar o trabalho de Deus aqui nesta terra.

Um bom líder pensa de forma objetiva, ele esquematiza as ideias com a intenção de resolver problemas e nunca criá-los. Se adaptam facilmente às circunstâncias, sejam elas favoráveis ou não.

Pensando nisso, vamos refletir juntos nestas perguntas a baixo:

– Como tem sido a maneira que a sua liderança tem administrado a igreja aí na sua comunidade?

– Você líder, como tem sido a sua atuação e responsabilidade para auxílio da igreja?

– Você sente que na sua congregação a liderança parece estar mais sobrecarregada, ou existe uma solidariedade e compartilhamento de serviços?

– A sua igreja conta com ferramentas que auxiliam, ajudam e suavizam o trabalho?

– A comunicação é efetiva e contribui no trabalho, ou tem sido cada um por si e Deus por todos?

Bem, uma boa administração é dom divino. Aliás, Deus é um ser completamente organizado. O seu trabalho é efetivo, objetivo e intencional. Naquele momento de desespero de Moisés, Ele com muito amor falou através da boca de Jetro com a intenção de aliviar o seu fardo.

Hoje, no nosso século, Ele tem falado através de outras maneiras tão eficazes como foi com Moisés. Saiba que neste exato momento existem recursos, que assim como foi feito através Jetro, Deus tem usado para que sejam úteis na sua obra e para que aliviem os fardos dos seus navegantes.

Na vida de Moisés, não faltava a presença de Deus. Não faltava relacionamento. Não faltava chamado. Não faltava poder. Não faltava milagres. Na vida dele só faltava uma solução tecnológica (risos). Brincadeiras à parte, é necessário de fato de soluções práticas para a organização e administração efetiva da sua igreja. E hoje, a sua igreja pode contar com a ajuda de diversos softwares para uma administração efetiva. A nossa plataforma tem transformado a vida de muitos líderes, que assim como Moisés, precisam apenas de alívio.

0 Comments

Leave a comment

Your email address will not be published.